top of page

Plano Diretor de Cabedelo avança com a realização de eventos de participação popular


Pessoas conversando envolta de mesas.
População cabedelense contribuiu ativamente para a revisão do Plano Diretor. | Foto: ASCOM/Prefeitura Municipal de Cabedelo (PB)

Para avançar com o Plano Diretor Municipal, a Prefeitura de Cabedelo (PB) promoveu, sob a condução da empresa consultora URBTEC™, cinco eventos com participação popular, envolvendo cidadãos, representantes de entidades e instituições, e associações das comunidades e bairros cabedelenses.


Na primeira semana de julho, foram realizados a segunda audiência pública do plano, e na sequência, mais quatro fóruns comunitários em diferentes bairros do município. A audiência aconteceu na terça-feira (04/07) na Câmara Municipal de Vereadores, onde contou com a presença do Secretário de Planejamento Urbano e Habitação (SEPLAH), Rodrigo Martinez, do Secretário de Controle do Uso e Ocupação do Solo (SECOS), Abelardo Jurema Neto e outras autoridades.


A sessão foi transmitida ao vivo pelos canais da Casa Legislativa no Youtube e da Prefeitura no Facebook, e aberta pelo Presidente da Câmara, o Vereador André Coutinho.


“É com grande satisfação que cedemos este plenário para esta importante audiência pública que norteia as diretrizes de elaboração deste importante instrumento urbanístico para colocar em prática ações, projetos, programas e iniciativas que garantam os direitos fundamentais dos cidadãos e soluções coletivas”, disse.

Durante a audiência, a população conheceu a síntese do diagnóstico do município, elaborado a partir de levantamentos de dados oficiais e leituras técnicas e comunitárias, com ampla participação da população.


“O diagnóstico é a ‘fotografia’ da cidade construída a partir do olhar técnico e de contribuições feitas pelos próprios moradores que vivenciam a realidade do município”, afirmou o Diretor da URBTEC™, Gustavo Taniguchi.


FÓRUNS COMUNITÁRIOS – Para complementar o diagnóstico apresentado na audiência e avançar com o plano em uma nova etapa, foram realizados na quarta (05/07) e na quinta-feira (06/07) mais quatro Fóruns Comunitários que deram inicio à fase de elaboração de propostas e diretrizes ao Plano Diretor.


Pessoas apontando para mapas em uma mesa.
Os fóruns comunitários envolveram a população em dinâmicas de proposição de melhorias para o município | Foto: ASCOM/Prefeitura Municipal de Cabedelo (PB)

Durante esses eventos, a população voltou a contribuir de forma ativa, apresentando suas demandas, pontuando localidades que merecem mais atenção dos analistas e contribuindo com propostas que atendam ao interesse coletivo. Os grupos participaram de dinâmicas temáticas que oportunizaram a discussão em torno de assuntos relacionados ao planejamento urbano.


O debate avançou em torno dos temas sobre mobilidade; infraestrutura; serviços e equipamentos públicos; uso do solo e moradia; turismo; emprego e renda; poluição e áreas de interesse de proteção ambiental, entre outros. Os Fóruns Comunitários possibilitam que a população assuma o protagonismo e participe diretamente das propostas e diretrizes que servem de base na revisão deste plano.


Leia também:





bottom of page